28 março, 2006


O cavalete em caixa de madeira é um modelo bem elaborado, que combina o estojo de pintura e o cavalete numa mesma unidade. Dos cavaletes de desenho, é o mais sofisticado, quando fechado, a estética do cavalete se transforma numa caixa ou mala, um pouco pesado, pode complicar o transporte caso tenha que andar muito no campo. A maioria dos modelos é equipada com pernas extensíveis e dobráveis, o que facilita sua utilização. Os cavaletes em caixa horizontais, normalmente, comportam telas de até 80 cm de comprimento. Ajustam-se a qualquer ângulo – de vertical a horizontal – e permitem se o vento deixar, que trabalhe sentado ou de pé.
Alguns modelos de cavalete de desenho em caixa de madeira vêm equipados com paleta. Outros, além da paleta, têm uma gaveta de bom tamanho para guardar tintas e pincéis. Há também, como opcionais, os banquinhos portáteis. Construídos em madeira, pode ser de ferro ou alumínio com assento em lona, é leve e prático.


O cavalete estojo "caixa vertical" é uma ótima invensão, muito pratico para trabalhar em pequenos espaços.
Porém, o ideal é – o cavalete de estúdio: maior mais confortável, adaptado para telas de maior porte, ocupa muito espaço e um pouco mais caro.
Os cavaletes de madeira devem ser encerados, principalmente se forem usados em ambientes úmidos. Óleo de peroba pode substituir a cera. Mantenha também as porcas lubrificadas com óleo ou vaselina para evitar a ferrugem.


Link para essa postagem


cavaletes

Uma ótima opção para começar é o cavalete de tripé que pode ser usado em qualquer lugar, diferente do “natural” para estúdio. A inclinação pode ser ajustada e a altura pode ser alterada para trabalhar sentado ou em pé. De madeira, ferro ou alumínio, a armação abre-se num tripé.
O mais simples para estúdio é o tripé de madeira, com duas hastes fixas "pernas" que servem de encosto para as telas e, estas ficam apoiadas sobre os pinos reguláveis de cada pernas ou régua horizontal, alguns contém uma nine estante de acomodar pincéis e tintas.
Para prender o topo das telas, tem uma garra regulável que corre, verticalmente, num cocho entre as duas hastes fixas, a terceira haste tem dobradiça que permite ser dobrado nas costas das duas fixas que encaixa a tela, um trambolho para ser guardo num canto ou armário quando terminar o trabalho, desconfortável para ser levado à campo.
Existem muitos tipos à venda nas lojas especializadas, a escolha deve ser adequada ao tipo de trabalho que deseja realizar.
Alguns modelos têm pernas extensíveis e terminam em pontas, próprios para trabalhar ao ar livre, arma-se o tripé e crava-o no solo para ficar bem firme. Para estabilizar o cavalete em solo pedregoso – pendure uma pedra logo abaixo da sustentação da tela.


Link para essa postagem


23 março, 2006

Cavalete de mesa

É possível trabalhar improvisando um cavalete sobre qualquer mesa. Basta apoiar a tela ou papel numa prancha rígida e não dobrável, ajeitando-a inclinada sobre uma mesa em um ângulo favorável para trabalhar.

Para trabalhar com aquarela,
qualquer superfície rígida horizontal atende, o ideal é uma mesa, pois o papel pode ser colado diretamente sobre esta, ou acomodar uma prancha com o trabalho fixo que pode ser ligeiramente inclinado de forma que não escorra. Muitos artistas preferem trabalhar com o suporte na horizontal seja para desenhar, pintar a óleo ou acrílico.
Acredito, que para trabalhar sobre uma mesa é conveniente uma boa inclinação da tela ou outro suporte rígido para executar a técnica de pintura a óleo ou acrílico; pode ser improvisada com qualquer coisa resistente, uma caixa, latas ou uma pilha de livros para aumentar o ângulo da tela ou do suporte de forma confortável de trabalhar. Ou improvisar uma cadeira, arranjar a prancha em que está o trabalho de forma que fique bem preso para não escorregar, aproveitando o apoio do encosto, o qual, dá uma boa inclinação, e, favorece, sentado na mesma altura – horas confortáveis diante da tela.

O cavalete de mesa é uma opção econômica, para pequenos trabalhos, pode ser de madeira com estojo para acomodar tintas, pinceis e palheta. Uma sugestão, ainda mais simples, se conhece um bom serralheiro, encomende um cavalete de mesa dobrável, pode ser incrementado com porta acessório todo “feito de ferro”, estabeleça um desenho, segundo a sua necessidade. Deve valer-se do "metalom" para a estrutura em solda, material relativamente leve, resistente de fácil transporte. A figura em fundo azul é um projeto simples de cavalete de mesa.


Link para essa postagem