07 fevereiro, 2006

Vernizes para quadros a óleo

A escolha do verniz.

Há vernizes liquidos ou em forma de aerossol, todos eles com diferentes características quanto a transparência. O verniz transparente (opção normal), tem que ser de facíl remoção, ter boa flexibilidade de resistência a variação de temperatura e aguentar o maior tempo possível sem trincar. O acabamento depende do gosto pessoal - brilhante ou fosco.
Verniz permanente.
São produzidos com resinas duras (copal) dissolvidas em óleo de linhaça. Não está sendo usada hoje em dia. Os vernizes permanentes criam uma película rígida com excesso de brilho, são amarelados e continuam a escurecer com o tempo.
Observação - o verniz permanente não pode ser removido sem colocar em risco a pintura. Então, a preferência comum é o verniz removível.
Os vernizes removiveis.
A base é uma resina macia, dissolvida em essência de petróleo ou terebintina. Podem ser removidos quando a tela fica encardida e não amarelecem com o tempo.
Os vernizes removíveis estão classificados em: verniz de retoque e verniz final
Verniz de retoque - É ótimo para reavivar partes do quadro que ficaram escuras e rebaixadas. Ela protege a superficie pintada até que esteja seca o suficiente para receber envernizamento final. O verniz de retoque pode ser uzado assim que a tinta se mostrar seca ao simples tato, e não precisa ser removido.
Há dois tipos de verniz de retoque: o natural e o sintético.
O natural contém resina de damar e forma uma camada transparente e brilhate.
O sintético é feito com resina cetônica, tem a mesma aparência e o mesmo efeito do natural, porém, é mais barato.
Verniz final - É um verniz mais mais espesso e resistente que o de retoque, só é aplicado quando a pintura está bem seca; a escolha está entre produtos naturais e sintéticos.
Existe uma variedade de verniz final disponíveis no mercado, cada qual aprensentado caracterìsticas próprias.
O verniz de damar natural realça as cores e tem pouco brilho; não trinca e não fica opaco. É a melhor escolha entre os vernizes naturais.
O verniz mástique natural, de resina de mástique e terebintina, proporciona brilho intenso mas tende ao fendilhamento; não é recomendável.
O verniz de cera de abelha é uma pasta transparente que dá brlilho fosco e suave. Aplica-se por aquecimento e protege menos do que outros vernizes que são liquidos. Mas é útil como segunda camada protetora. Também, pode ser misturado a qualquer outro verniz para produzir o efeito semifosco.
O verniz brilhante sintético - verniz incolor. A base é resina cetônica e essência de petróleo, equivalente ao verniz de damar natural quanto ao resultado, entretanto, mais barato.
O verniz fosco sintético é quase idêntico ao brilhante sintético, mas já vem misturado com cera para produzir acabamento sem brilho.
Alguns vernizes sintéticos também contém óleo de linhaça polimerizado, o que os torna mais flexíveis, reduzindo a possibilidade de trincar.
Observação:
O verniz de retoque pode ser aplicado em camadas finas assim que a tinta apresentar-se seca ao tato.
O verniz final só deve ser usado quando a pintura estiver completamente seca. E, quanto mais espessa a tinta, maior o tempo de secagem. Para segurança, não aplicar menos que seis meses ou aguarde um ano, o tempo ideal.
Os vernizes que contém óleo demoram mais que os outros, mas o tempo de secagem também depende das condições atmosféricas. É bom considerar um prazo de secagem - dois a três dias.
Se misturar dois tipos de vernizes, não é recomendavel combinar verniz natural com sitético, ou permantente com temporário. Por exemplo, mistura-se um sintético brilhate com um sintético fosco, para obter um acabamento semifosco.
O verniz em spray requer um pouco de pratica. Para conceguir uma pelicula uniforme, deve manter uma distância constante de trinta centímetros do quandro, começando de cima em movimento horizontal, decorrente, mantendo o spray em linha, repetindo a operação até em baixo.
O ideal, é uzar verniz líquido, aplicando, varias etapas de camadas bem finas.


Link para essa postagem


3 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog está muito legal, assim como todo o seu trabalho artístico. Valeu pelo comentário no meu fotolog, visite-o mais vezes e faça quantos comentários quiser. A opinião de outro artista para mim é sempre bem-vinda. Um grande abraço e boas férias
Adriano

José Marques disse...

Parabéns por este trabalho sobre pintura, está muito interessante
um abraço

Jonathan Silva disse...

eu pintei uma tela com tinta pva de artesanato , qual verniz é mais indicado para essa tinta , sem que fique amarelado , ou estrague a pintura ?

meu blog é
Arte Luminárias
http://arteluminárias.blogspot.com