Tom é a capacidade da cor (pigmento opaco) refletir ou absorver luz. A cor sob luz forte aparenta mais clara e escura quando na sombra. A variação tonal depende da quantidade presente de claro ou escuro em uma cor. Por competência natural, a cor tem uma posição na escala tonal.
Em condições neutras de luz, algumas cores, como: o amarelo é naturalmente claro em tom, enquanto outras, como o preto, são naturalmente escuros.
Significativa observação:
· A capacidade de cores diferentes situarem na mesma escala tonal.
· A cor comporta múltiplos tons do claro ao escuro.
A diversidade de matiz e a intensidade de algumas cores apresentam ao nosso entendimento ser mais claras ou mais escuras do que na realidade são.
Cores intensas, quentes, como o vermelho, parecem freqüentemente pular para um tom mais claro; certas cores induzem os nossos olhos a um tom mais escuro, suaves e frios, como o azul. Esta ilusão óptica tem que ser considerado na paleta, cada mistura de cores tem o seu valor tonal.
O contraste de tons é importante no desenvolvimento da pintura.
Toda cor tem seu próprio tom natural (dentro da escala tonal), que independe do matiz (coloração) e da intensidade (brilho). Se pintar com ampla diferença de cores, todas elas dentro do mesmo valor tonal decorrerão pinturas, desprovidos de silueta e sem vida.
As duas qualidades, forma e a vitalidade são destacadas pelos contrastes tonais.
É importante pesquisar a variedade de tons para o objetivo em tela, entender o comportamento de tonalidade das cores para evitar resultado monótono.
Para distinguir bem os tons das cores, exemplo: abaixo está uma escala pratica de variação tonal do branco ao preto, naturalmente, a cor possui um valor tonal equivalente a uma posição na variação tonal do claro ao escuro (orientação da cor dentro dessa escala).
As indústrias de tintas oferecem para a paleta do pintor, os tubos de tintas com as cores padronizadas e em intensidade máxima. Posicionar na escala essas cores para a diferença ficar evidente.
Não esquecer que os pontos dos tons ficam alterados em sua linhagem pelos efeitos de luz e sombra; pode acontecer uma confusão entre tom e cor. Assim, realizar uma pintura sem contrastes de tom ou de cor.
O exemplo acima é muito ilustrativo a esse respeito. Ele se concentra no contraste tonal de apenas três cores.
A prática depende da experiência para ter a noção das diferenças tonais.
Percepção dos tons
Para ver as cores em termos de tonalidade, comece fazendo um guia de tons e cores igual a esse:
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário