23 março, 2006

Cavalete de mesa

É possível trabalhar improvisando um cavalete sobre qualquer mesa. Basta apoiar a tela ou papel numa prancha rígida e não dobrável, ajeitando-a inclinada sobre uma mesa em um ângulo favorável para trabalhar.

Para trabalhar com aquarela,
qualquer superfície rígida horizontal atende, o ideal é uma mesa, pois o papel pode ser colado diretamente sobre esta, ou acomodar uma prancha com o trabalho fixo que pode ser ligeiramente inclinado de forma que não escorra. Muitos artistas preferem trabalhar com o suporte na horizontal seja para desenhar, pintar a óleo ou acrílico.
Acredito, que para trabalhar sobre uma mesa é conveniente uma boa inclinação da tela ou outro suporte rígido para executar a técnica de pintura a óleo ou acrílico; pode ser improvisada com qualquer coisa resistente, uma caixa, latas ou uma pilha de livros para aumentar o ângulo da tela ou do suporte de forma confortável de trabalhar. Ou improvisar uma cadeira, arranjar a prancha em que está o trabalho de forma que fique bem preso para não escorregar, aproveitando o apoio do encosto, o qual, dá uma boa inclinação, e, favorece, sentado na mesma altura – horas confortáveis diante da tela.

O cavalete de mesa é uma opção econômica, para pequenos trabalhos, pode ser de madeira com estojo para acomodar tintas, pinceis e palheta. Uma sugestão, ainda mais simples, se conhece um bom serralheiro, encomende um cavalete de mesa dobrável, pode ser incrementado com porta acessório todo “feito de ferro”, estabeleça um desenho, segundo a sua necessidade. Deve valer-se do "metalom" para a estrutura em solda, material relativamente leve, resistente de fácil transporte. A figura em fundo azul é um projeto simples de cavalete de mesa.


Link para essa postagem


Nenhum comentário: