28 março, 2006


O cavalete em caixa de madeira é um modelo bem elaborado, que combina o estojo de pintura e o cavalete numa mesma unidade. Dos cavaletes de desenho, é o mais sofisticado, quando fechado, a estética do cavalete se transforma numa caixa ou mala, um pouco pesado, pode complicar o transporte caso tenha que andar muito no campo. A maioria dos modelos é equipada com pernas extensíveis e dobráveis, o que facilita sua utilização. Os cavaletes em caixa horizontais, normalmente, comportam telas de até 80 cm de comprimento. Ajustam-se a qualquer ângulo – de vertical a horizontal – e permitem se o vento deixar, que trabalhe sentado ou de pé.
Alguns modelos de cavalete de desenho em caixa de madeira vêm equipados com paleta. Outros, além da paleta, têm uma gaveta de bom tamanho para guardar tintas e pincéis. Há também, como opcionais, os banquinhos portáteis. Construídos em madeira, pode ser de ferro ou alumínio com assento em lona, é leve e prático.


O cavalete estojo "caixa vertical" é uma ótima invensão, muito pratico para trabalhar em pequenos espaços.
Porém, o ideal é – o cavalete de estúdio: maior mais confortável, adaptado para telas de maior porte, ocupa muito espaço e um pouco mais caro.
Os cavaletes de madeira devem ser encerados, principalmente se forem usados em ambientes úmidos. Óleo de peroba pode substituir a cera. Mantenha também as porcas lubrificadas com óleo ou vaselina para evitar a ferrugem.


Link para essa postagem


Nenhum comentário: